Colonoscopia
A colonoscopia é um meio seguro e eficaz de se visualizar toda a extensão do revestimento interno do cólon (intestino grosso) e do reto, usando um instrumento longo, flexível e tubular. É usada para diagnosticar problemas do cólon e reto. Permite também a realização de biópsias e a remoção de pólipos.
A maioria das colonoscopias é feita com mínimo desconforto e inconvenientes, sem necessidade de internação hospitalar.
Quem deve se submeter a uma colonoscopia?
Seu médico pode recomendar a realização do exame colonoscópico se você teve alteração do hábito intestinal ou evacuação de sangue, indicando a presença de um possível problema do cólon e do reto.
A colonoscopia também é necessária para:
- Verificação de sintomas abdominais inexplicados.
- Casos de doença inflamatória intestinal.
- Verificar achados de pólipos e tumores através do exame contrastado do
- Examinar pacientes com teste positivo de pesquisa de sangue nas fezes.
- Monitorizar pacientes com passado de pólipos e câncer no cólon.
Como é realizada a colonoscopia?
O intestino deve ser inicialmente preparado através da limpeza de todos os resíduos existentes no seu interior. Isto é feito um ou dois dias antes do exame, conforme prescrição médica.
O colonoscópio é introduzido e quando possível é avançado em direção a porção do cólon onde o intestino delgado desemboca. Durante o exame completo do intestino grosso, o médico examinador poderá remover pólipos ou realizar biópsias quando necessário.O procedimento geralmente dura menos do que uma hora. Pode ocorrer dor leve, portanto uma leve sedação é dada quando for necessária para aliviar a ansiedade e o desconforto.
Após a colonoscopia, pode ocorrer um leve desconforto, que rapidamente melhora com a eliminação dos gases intestinais. A maioria dos pacientes pode voltar a ingerir a sua dieta regular pouco tempo depois do
Quais são os benefícios da colonoscopia?
Com a colonoscopia, é possível detectar e remover a maioria dos pólipos
A colonoscopia é mais acurada do que os exames radiográficos do cólon para detectar pólipos e câncer na sua fase inicial. Freqüentemente, vários pólipos podem ser removidos durante o mesmo exame. A remoção do pólipo é muito importante para a prevenção do câncer do cólon.