COMO EU FAÇO HOSPITAL ALEMÃO
Azitromicina 1 g, VO, dose única (esta é a recomendação institucional).
Tomar de 500 mg a cada 12 horas, durante 10 dias, que é o tempo para a cura clínica das lesões, remissão da adenite (que ocorre entre dez dias e duas semanas), já tratando outras doenças como sífilis, gonorreia e uretrites por chlamydia sp).
Ciprofloxacino 500 mg, VO, a cada 12 horas por 7 dias;
Sulfametoxazol 800 mg + trimetoprim 160 mg, VO, de 12/12 horas, por 10 dias ou até a cura clínica; Estereato de eritromicina, 500 mg, VO, de 6/6 horas, por, no mínimo, 10 dias ou até a cura clínica; Tetraciclina, 500 mg, VO, de 6/6 horas, por, no mínimo, 10 dias;
O tratamento sistêmico deve ser acompanhado de medidas de higiene local.
Recomendações:
O acompanhamento do paciente deve ser feito até a involução total das lesões;
É indicada a abstinência sexual até a resolução completa da doença.
O tratamento dos parceiros sexuais está recomendado mesmo que a doença clínica não seja demonstrada, pela existência de portadores assintomáticos, principalmente entre mulheres,
É muito importante excluir a possibilidade da existência de sífilis associada, pela pesquisa de Treponema pallidum na lesão genital e/ou por reação sorológica para sífilis, no momento e 30 dias após o aparecimento da lesão.
A aspiração, com agulhas de grosso calibre, dos gânglios linfáticos regionais comprometidos pode ser indicada para alívio de linfonodos tensos e com flutuação, porém deve ser evitada.
É contra-indicada a incisão com drenagem ou excisão dos linfonodos acometidos.
O tratamento tópico das lesões ulceradas é fundamental para acelerar a sua cicatrização. Deve ser feito com água e sabonete ou com compressas com água boricada a 2%, três a quatro vezes ao dia, durante 15 minutos.
Quanto à adenite, o repouso é importante na recuperação. Caso apresente flutuação ou tamanho maior do que 5 cm, deverá ser aspirado através da pele normal adjacente, evitando, assim, sua fistulização. Incisão e drenagem estão contraindicadas por retardarem o processo de cicatrização e pela possibilidade de disseminação da infecção.