Prolapso retal
O que é prolapso retal?
O prolapso retal é uma condição na qual o reto (parte final do cólon, localizada pouco acima do ânus) está embainhado dentro de si mesmo. Nas fases iniciais desta condição, o reto não se projeta para fora do ânus, mas enquanto o problema se agrava, ele pode se protrundir. Neste estágio, a fraqueza da musculatura anal está geralmente associada com o prolapso retal, podendo ocorrer vazamento de fezes ou muco. Esta condição ocorre em ambos os sexos, embora seja mais comum em mulheres do que em homens.
Por que o prolapso retal ocorre?
Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento do prolapso. Ele pode advir ao longo da vida do hábito de se fazer muito esforço durante as evacuações, ou como resultado tardio do estresse envolvido em partos.
Em casos raros, pode ocorrer uma predisposição genética em algumas famílias. Isto parece ser parte do processo de envelhecimento em vários pacientes que apresentam enfraquecimento dos ligamentos que sustentam o reto dentro da pelve tanto quanto perda da capacidade de contenção da musculatura anal.
Em alguns casos, problemas neurológicos como transecção da medula espinhal ou doença da medula espinhal, podem levar ao prolapso.
Na maioria dos casos, entretanto, nenhuma causa pode ser identificada.
O prolapso retal é o mesmo que ocorre nas hemorróidas?
Não. Alguns dos sintomas podem ser os mesmos. Pode ocorrer sangramento e/ou protrusão a partir do reto.
O prolapso retal, entretanto, envolve um segmento do intestino localizado mais alto dentro do corpo, enquanto as hemorróidas se desenvolvem perto da borda anal.
Como o prolapso retal é diagnosticado?
O médico pode diagnosticar esta condição tomando uma história cuidadosa e realizando um exame anorretal completo. Para demonstrar o prolapso, pode ser solicitado ao paciente fazer esforço evacuatório simulando uma evacuação.
Durante algum tempo, o prolapso retal pode estar oculto ou interno. Nesta situação, um exame radiográfico chamado videodefecografia pode auxiliar no diagnóstico. Este exame, em que radiografias são realizadas enquanto o paciente está evacuando, pode ajudar o médico a determinar se a cirurgia pode ser benéfica e qual é a cirurgia apropriada.
A manometria anorretal também pode ser realizada, para determinar se a musculatura ao redor do reto esta funcionando normalmente.
Como o prolapso retal é tratado?
Embora a constipação intestinal e o esforço evacuatório aumentado possam ser causas do prolapso retal, a simples correção destes problemas podem não resolver o prolapso uma vez ele tenha se desenvolvido.
Existem várias formas diferentes para se corrigir o prolapso retal.
Cirurgias abdominais ou retais podem ser indicadas. O tratamento do prolapso retal depende de vários fatores:
Qual é a taxa de sucesso do tratamento?
O sucesso depende de vários fatores, incluindo o estado da musculatura anal do paciente antes do cirurgia; se o prolapso é interno ou externo; o estado geral do paciente e o método cirúrgico usado.
Se a musculatura anal está enfraquecida, tanto devido ao prolapso retal ou por outra razão, ela pode em vários casos readquirir força após o prolapso ter sido corrigido.
A constipação intestinal e o esforço evacuatório excessivo após a correção cirúrgica devem ser evitados. A grande maioria dos pacientes torna-se completamente livre dos sintomas, ou é significativamente ajudada por um procedimento apropriado para o seu caso.